A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pesquisa realizada nas sessões 39 e 40


Observações pessoais: Neste post encontra-se o que eu estive a pesquisar nas sessões 39 e 40. O que pesquisei nesta sessão foi a partir de livros da biblioteca municipal. Aqui pode se encontra informação sobre a homeopatia. É uma ramo natural das MTC, pertencente ao ramo das "Naturoterapia", e ainda postei algumas das suas propriedades que encontrei neste livro.          

                As medicinas naturais provêm dos remédios caseiros, remédios de “bonnes femmes”, em francês, “boa reputação”, isto é, remédios que prestaram empiricamente provas através dos séculos, das receitas de magia branca ou negra, dos remédios ditos “simpáticos” ou de sugestão. Estas receitas de “ bonnes femmes” foram experimentadas nos países de cultura ocidental há séculos, e muitas vezes há milénios, onde adquiriram precisamente a sua boa reputação.

                A Homeopatia

                A utilização de produtos homeopáticos como complemento da utilização de plantas medicinais (em fitoterapia) é muito comum, havendo inclusive alguns produtos compostos em cujas fórmulas podemos encontrar extractos totais de vegetais e diluições homeopáticas.
                A associação da homeopatia à fitoterapia resulta, por vezes, excelentemente, conseguindo-se resultados terapêuticos superiores àqueles que eventualmente se obteriam com um dos sistemas terapêuticos isolados. Todavia, esta associação não é fácil e constitui um certo problema que só os mais dotados e experimentados clinicamente conseguem realizar com sucesso.
                A homeopatia é um sistema terapêutico que assenta no princípio da similitude e que possui uma metodologia semiológica própria, baseada na patogenesia (estudo e pesquisa dos efeitos patológicos das substâncias utilizadas em doses ponderais) que, depois de transportada para os manuais de matéria Médica Homeopática, constitui a fonte do “receituário” homeopático.
                O precursor da homeopatia, Samuek Hahnemann, descobriu e estabeleceu a lei dos semelhantes: “Para curar radicalmente certas afecções, devemos procurar os remédios que provocam ordinariamente no organismos humano uma doença o mais análoga possível”; “todo o produto que, administrado em dose forte a um homem em boa saúde, provoca alterações determinadas pode, em dose fraca, fazer desaparecer essas mesmas alterações no homem doente”.
                A homeopatia é um sistema com características de individualização. Para o “verdadeiro homeopata”, o doente não se confunde com a doença, podendo pois receitar medicamentos homeopáticos diferentes a pessoas com a “mesma doença”.

AUTRET, Dr. Peron, 101 Segredos de Medicina Natural, Publicações Europa-América, 2ª Edição, 1997, Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário