A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mezinhas Caseiras

Mezinhas.
O que é?
Mezinhas são receitas caseiras, feitas de acordo com sabedorias populares ancestrais, que se acredita possuírem propriedades altamente benéficas e por vezes descuradas pela medicina convencional.
O termo «mezinha» advêm do latim «medicina», que significa: remédio.
As mezinhas, são por isso remédios da «medicina» popular, ou da medicina hoje em dia tida como «alternativa».

Receitas tradicionais para a saúde

 Inflamação da bexiga- Infusão para a inflamação dolorosa da bexiga -esta infusão deve ser bebida duas a três vezes por dia.
   Ingredientes - 40 g de flores de alteia, um litro de água.
   Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as flores e deixe ferver 10 minutos. Coe e beba.

Contusões, queimaduras, quistos, abcessos-   Emplastro de batata, que deve levar cerca de metade de batata devidamente descascada e ralada, e uma quantidade razoável de folhas de alface, ou agrião ou espinafre. Só se deve usar uma variedade destas 3 folhas. Misture tudo muito bem e junte farinha de trigo, mexendo tudo até alcançar uma solução pastosa. Coloque a pasta na zona da pele que deseja, podendo deixá-la lá durante 2 até 4 horas. O perido de 4 horas é ideal.

Constipação, dores de garganta e tosse esta infusão deve ser bebida morna três vezes ao dia enquanto os sintomas se mantiverem.
   Ingredientes - um litro de água, um limão, cascas secas de cebola, mel ou açúcar a gosto.
   Coloque um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte juntamente com o limão cortado em quartos e as cascas de cebola. Deixe ferver,em lume médio, até cozer o limão e depois filtre. Quando beber adoce com mel ou açúcar a gosto.

Descongestionamento das vias respiratórias - devem ser inalados (tanto com o nariz como com a boca) os vapores libertados por esta infusão antes de deitar. Utilizar,se necessário uma toalha a cobrir a cabeça, quando está debruçado sobre a infusão, para concentrar os vapores e obter melhores efeitos
   Ingredientes - 4 folhas de ramos novos de eucalipto, um litro de água.
   Prepare a infusão aquecendo até à ebulição um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte. Adicione, nesse momento, as folhas de eucalipto e deixe ferver 10 minutos.

Garganta inflamada e/ou rouquidão - esta infusão deve ser utilizada morna para gargarejar.
   Ingredientes - uma colher de sopa de mel, um quarto de um litro de água.
   Coloque a água num recipiente de inox ou de esmalte e leve a ferver. Nesse momento adicione a colher de mel e deixe ferver, em lume brando,durante alguns minutos. Gargareje com este líquido morno.

Hipotensão arterial ("tensão baixa") - esta infusão deve ser tomada na quantidade de duas colheres de sopa cinco vezes ao dia e aumentar a dose sem nunca ultrapassar as vinte colheres por dia. Atenção, quando a pessoa que é hipotensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.
   Ingredientes - 20 g de ramos de giesta, um litro de água.
 Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione os ramos de giesta. Deixe ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

 Hipertensão arterial ( "tensão alta") - esta infusão deve ser bebida três vezes ao dia e, atenção, quando a pessoa que é hipertensa está a ser medicada para este problema de saúde não deve tomar esta infusão.
   Ingredientes - 30 g de folhas de oliveira, um litro de água.
   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de oliveira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba.

Insónia - as infusões que se seguem possuem o mesmo efeito devem ser tomadas ao deitar.
Infusão de alecrim
   Ingredientes - 20 g de alecrim, um litro de água.
   Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione o alecrim e deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

Infusao de alface
   Ingredientes - 30 g de folhas de alface, um litro de água.
   Coloque a alface num recipiente de inox ou de esmalte que contenha um litro de água e leve à ebulição deixando, de seguida, ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena.

Infusão de loureiro
   Ingredientes - 15 g de folhas de loureiro, um litro de água
   Leve a ferver um litro de água num recipiente (de inox ou de esmalte) . Adicione as folhas de loureiro e deixe infundir durante 10 minutos. Filtre e beba uma chávena.

 Caspa - Ralar uma cebola roxa de tamanho médio, juntamente com a casca de um limão. Esfregar no couro cabeludo e deixar agir por 15 minutos. Enxaguar em seguida.

Pedra nos rins - esta infusão deve ser bebida pelo menos uma vez por dia.
   Ingredientes - 20 a 30 g de rama de cenoura, um litro de água
   Ponha a rama de cenoura num litro de água fervente (num reciente de inox ou de esmalte) e deixe infundir durante 10 minutos. Coe e beba.

Queimaduras - esta "compressa" vegetal deve ser colocada em cima da queimadura e deve ser renovada quando estiver seca.
   Ingredientes - azeite, folhas de couve.
   Embeba uma face de uma folha de couve em azeite e coloque em cima da queimadura. Não esquecer de renovar, por uma folha nova também embebida em azeite, quando estiver seca.

Sistema nervoso como calmante e relaxante - estas infusões possuem todas o mesmo efeito.
Infusão de tília
   Ingredientes - 30 g de flores de tília, um litro de água.
   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de tília. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

Infusão de camomila
   Ingredientes - 30 g de flores de camomila, um litro de água.
   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as flores de camomila. Deixe infundir, ou seja ferver durante 10 minutos. Coe e beba uma chávena muito quente.

Infusão de cidreira
   Ingredientes - 30 g de folhas de erva-cidreira, um litro de água.
   Aqueça um litro de água num recipiente de inox ou de esmalte e quando ferver adicione as folhas de erva-cidreira. Deixe infundir, ou seja ferver durante 5 minutos. Coe e beba.

Pulmões e sangue chá de agrião torrado, ao qual se adiciona mel.

Dores -  Com o pão torrado, vinagre quente e vinagre de cidra, faz-se uma papa. Põe-se quente em cima da parte onde dói.

Fraqueza-  Ferve-se o agrião com açúcar amarelo e deixa-se ferver até ficar por metade. Deixa-se arrefecer e põe-se no frigorífico. Bebe-se às colheres, três a quatro vezes por dia.

Rins e bexiga -  Chá de flor de tojo e carqueja
 
Diarreia - Chá de rabos de zorra

Tensão alta - Faz-se um chá com erva cidreira e 3 ou 5 folhas de oliveira.Tomar todos os dias em jejum.

Constipação 

 Chá de poejos
       Faz-se o chá de poejos e depois adoça-se com rebuçados de mentol.

Mezinha de mel
De manhã tomar uma colher de mel.

Leite com mel
Aquecer o leite, juntar uma colher de mel e beber quentinho ao deitar.
Pesadelos-  Travesseiro recheado com tomilho evita pesadelos.


http://poderdamagia.webs.com/mezinhascaseiras.htm


Comentário Pessoal
Exemplos de mezinhas caseiras para doenças comuns da sociedade. Este tipo de receitas passam de geração em geração, e são maneiras naturais para curar ou prevenir certas doenças. 
Este tipo de informação é muito bom para o projecto e irá complementar a informação que iremos recolher com as entrevistas a fazer, em relação à recolha de receitas deste género, para a realização de um livro com mezinhas caseiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário