A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mezinhas de Gengibre e Batata

As mezinhas são quase tão antigas como a existência da humanidade. Com condutas de vida precárias, os povos optavam por confeccionar pequenas receitas para poderem combater os problemas de saúde. A partir da conjugação de inúmeros alimentos, surgiam grandes remédios caseiros e que, tomados nas doses certas, faziam autênticos milagres. Além do seu consumo não obrigar a grandes deslocações nem a quantias exurbitantes de dinheiro, as mezinhas caseiras não provocavam qualquer tipo de efeito secundário.

Hoje em dia, ainda são muitas as pessoas que recorrem às mezinhas caseiras para curar uma dor de cabeça, um constipado ou para problemas de asma, entre tantos outros. Comecemos pela compressa de gengibre. Sendo um dos tratamentos mais utilizados no Extremo Oriente, esta é uma das mezinhas que pode ser utilizada para uma grande variedade de situações: asma, bronquite, dores de coluna, diarreia, prisão de ventre e cólicas renais, entre outros. A sua confecção requer, apenas, 5 litros de água e gengibre.

Assim, a mezinha é realizada da seguinte forma: coloque cerca de um litro de água ao lume e, em outro recipiente, vá mexendo paralelamente gengibre fresco numa porção de 4 litros de água, com movimentos circulares. Depois, embrulhe o gengibre numa gaze, ficando esta em forma de bola, e quando a água já estiver a ferver baixe um pouco lume, esprema para lá o sumo de gengibre, deitando posteriormente a gaze para essa mesma água. 

A água deve ficar amarela e, se não ficar, esprema a gaze até atingir o efeito desejado. Aguarde alguns minutos e insira uma toalha de algodão nessa água. Deve espremê-la e colocá-la no local do corpo desejado, até a pele ficar com tons de vermelho, pois isso é sinal que o gengibre está a fazer efeito. Mergulhe a toalha na água todas as vezes em que esta ficar seca, sabendo que o tratamento deve durar cerca de 20 ou 30 minutos. A mezinha deve ser feita como aqui lha deixamos, sem qualquer outro ingrediente pelo meio.



Outra mezinha é a do emplastro de batata, que pode ser usado para combater problemas de contusões, queimaduras, sinusite, quistos e abcessos. O emplastro de batata deve levar cerca de metade de batata devidamente descascada e ralada, e uma quantidade razoável de folhas de espinafre, agrião ou alface. Qualquer uma destas folhas que utilize é eficaz, embora só deva utilizar uma variedade. Misture tudo muito bem e junte farinha de trigo, mexendo tudo até alcançar um género de pasta. Após a pasta estar concluida, coloque-a na zona da pele que deseja, podendo deixá-la lá durante 2 até 4 horas. A pasta tem que estar em contacto com a pele e deverá firmá-la numa toalha ou ligadura, pois o que importa é o contacto da pasta com a pele. 

O tempo em que a pasta está na pele fica um pouco ao seu critério, embora menos que 2 horas não deva fazer efeito e mais que 4 horas já seja tempo demasiado. Se, de seguida aplicar uma compressa de gengibre, então os resultados serão mais que certos. Como pode constatar, as mezinhas não exigem uma elaboração demorada nem grandes truques para a sua confecção. Basta os ingredientes certos e essa dor pode passar com facilidade. Mas, não se esqueça que a consulta médica é sempre necessária, qualquer que seja a gravidade da sua situação.

http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/mezinas-caseiras/1157
Comentário Pessoal
Mas alguns exemplos de mezinhas caseiras, mas desta vez com gengibre e batata.

Sem comentários:

Enviar um comentário