A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Medicina Tradicional Chinesa

Conceito:
A medicina Chinesa é considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental do mundo.
É um conjunto de técnicas de medicinas tradicionais praticadas e desenvolvidas na China há muitos século.

Procedimento:
Como a MTC tem como principal apoio, o funcionamento do organismo do ser humano e a sua interacção com o ambiente, procura, então, aplicar diversos métodos para o tratamento de doenças.
Os principais métodos mais conhecidos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa são:
·         Fitoterapia chinesa (praticada, apenas por último recurso para combater problemas de saúde)
  • Acupunctura Chinesa (com o uso de agulhas)
  • Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
  • Dietética Chinesa (terapia alimentar chinesa)
  • Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
  • Moxabustão
  • Ventosaterapia
  • Práticas físicas (exercícios adaptados ao reequilíbrio do organismo ou seja, à respiração, à circulação de energia e à meditação, como por exemplo Chi Kung, Tai Chi, e outras artes marciais chinesas.
Saber Mais sobre os métodos da MTC: http://www.medicinachinesapt.com/

Aplicações:
Como a Medicina tradicional Chinesa possui uma grande abordagem de diferentes métodos terapêuticos, a sua utilização tem como principal vantagem, curar inúmeras doenças.


http://medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/2349.html 


Comentário Pessoal
Informação proveniente de um blogue que também se destinava 
para a disciplina de área projecto. Este grupo tratava mais propriamente as medicinas alternativas. Acho que encontrar este tipo de informação e outros grupos que realizaram um trabalho semelhante ao nosso nos pode ajudar a realizar o nosso projecto com menos erros possíveis, e assim temos algo que podemos seguir. Acho esta informação importante, visto aborda alguns aspectos sobre a Medicina tradicional Chinesa. Maior parte das áreas das medicinais alternativas provêm da Medicina Tradicional Chinesa, dai eu ter achado esta informação interessante para o trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário