A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mesinhas

FERIDAS: cozer ouriços de castanhas e lavar as feridas com essa água.
 
DORES DE OUVIDOS: deitar no ouvido doente umas pingas de leite materno ou uma pinga de aguardente.
 
PEÇONHA: ao ser mordida por um bicho, a pessoa deve molhar com vinho a pedra onde o bicho peçonhento terá passado e pô-la em cima da mordedura; enquanto a pedra se mantiver agarrada à pele é sinal de que ainda tem peçonha.
 
MANCHAS NA PELE: para tirar as manchas da cara de uma mulher grávida, esta deve passar no rosto – após o nascimento do bebé – fralda mijada da criança.
 
ALERGIAS: ferver um pouco do azeite, deixá-lo amornar e aplicar onde se tem a alegria.
 
QUEDA DE CABELO: apanhar raízes de morangos silvestres e lavá-las muito bem. Ferver as raízes em água durante bastante tempo. Depois, lavar a cabeça com essa água, várias vezes.

VARIZES: chá de malvas.

PÉS CANSADOS: pôr os pés de molho durante alguns minutos em água com sal.

QUEIMADURAS: assar folhas de jarros e esfregá-las entre as mãos até formar uma papa. Juntar azeite e mexer. Untar as queimaduras com esse óleo.
 
PISADURAS: deitar num tacho um pouco de vinagre de vinho e juntar trigo, levar ao lume até formar uma papa. Quando estiver morna, põe-se em cima da pisadura. Faz-se assim uma cataplasma.
 
LOMBRIGAS: fazer um chá de folhas de hortelã preta e tomar assim que arrefecer.

http://www.eb1-lijo-igreja.rcts.pt/mesinhas.htm
Comentário pessoal
São exemplos de mesinhas que podem ajudar na cura de certas doenças do dia-a-dia. Esta informação pode ser muito útil e usada para a realização do livro de receitas (mesinhas) e de outras propriedades das plantas e da Medicina Alternativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário