A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

sábado, 13 de novembro de 2010

Fitoterapia

Fitoterapia ou tratamento com ervas faz parte da Medicina Alternativa. A Medicina Alternativa compreende tratamentos não ensinados nas escolas médicas e não utilizados em hospitais. A medicina alternativa trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais. O tratamento com ervas é muito utilizado em todo mundo, com destaque para os países subdesenvolvidos. São inúmeros os medicamentos fitoterapeuticos e sua produção está cada vez maior, ocupando importante espaço comercial. Em geral são tratados como produtos dietéticos, fugindo ao controle rigoroso dos serviços de vigilância. São vendidos com a imagem de produtos inofensivos à saúde.

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3302&ReturnCatID=1795

Comentário pessoal
A Fisioterapia é um tipo de Medicina Alternativa que pega em algumas utilizações da Medicina Tradicional. A Medicina Tradicional é a medicina mais antiga, que é associada ao uso de plantas com capacidades terapêuticas. Esta área da Medicina Alternativa pega nas capacidades terapêuticas das plantas. É umas das muitas áreas da Medicina Alternativa que vamos tratar no projecto final, visto que é um ponto em comum com as duas medicinas, Tradicional e Alternativa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário