A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mesinhas Caseiras (Saúde)

Aftas: Pôr alho, partir aos bocadinhos e a parte mais húmida colocar na afta durante algum tempo, depois de uns dias com esse tratamento passam.

Amigdalites e faringite: limão: anti-séptico e cicatrizante fazer gargarejos com o sumo equinácia: aumenta as defesas contra as infecções decocção da raiz ou produtos farmacêuticos.

Azia, gastrite e úlcera: Tratar com batata inglesa para curar a azia, gastrite e úlcera.
Modo de preparação:
Descascar a batata, ralar e depois espremer até sair o leite.
Tomar 1 colher, em jejum, após escovar os dentes.

Para azia: tomar durante 1 semana.

Para gastrite: tomar durante 2 semanas.

Para úlcera: tomar durante 1 mês, ou tomar chá de Cantarolos.

Baixar a tensão arterial: chá de folhas de laranjeira.

Cancro da Mama: Brócolos.

Cancro da Próstata: Tomate: Cortar o tomate em cruz e ferver num litro de água fazendo um chá. Tomar várias vezes ao dia.

Colesterol: Cortar a beringela e por dentro de um recipiente com 1 litro de água, deixar no frigorífico por uma noite e de manhã misturar sumo de 2 limões, tomar durante o dia.

Constipações: A primeira receita é com limão: Ponha a casca de 1 limão com 1/2 l de água a ferver num tacho, passado uns minutinhos de fervura retire a casca, para não azedar o xarope, acrescente 1/4 kg de açúcar amarelo, deixe dissolver e retire. Convém tomar à noite.
Segunda só para adultos: É preciso uma garrafa de vinho forte tinto e mel. Como não vai beber tudo de uma vez é aconselhável dividir em 3 partes. No primeiro dia ferva 1/3 do vinho e acrescente 2 colheres (de sopa) de mel, beba ainda quente ao deitar. Faça as restantes partes de forma igual mais dois dias a noite.
Barba de milho, casca de cebola, folha de eucalipto e erva de escariola também combate as constipações.

Desinfectar feridas: Lavar a ferida com água. Arranjar dente de alho, cortar a meio e, com uma das metades, limpar o corte. Depois do ardor passar, a hemorragia também passa.
Da outra metade do dente de alho corta-se uma rodela fina e coloca-se sobre o corte. Por cima coloca-se uma folha de papel higiénico dobrada ao tamanho de um penso rápido e fixar com fita-cola. Dentro de 10 ou 15 minutos já não há infecção, pois o alho é um bom anti-séptico.

Dor de cabeça (enxaqueca): Chá de casca de laranja fresca.

Dor de cabeça (tensão pré-menstrual): Sumo de melão: bater no liquidificador a polpa do melão juntamente com as sementes; coar e tomar dois copos por dia.

Dor de dentes: Bochechar com bagaço, ou pedra de sal no dente dorido.

Dor de garganta: Gargarejar com sumo de abacaxi, temperado com uma pitada de sal para cortar a acidez.
Chá de cascas de uma cebola colocar na água a ferver, juntar cascas de limão, e adoçar com um pouco de mel.
Estancar sangue de feridas: Colocar açúcar em cima da ferida que pára de imediato. Passados uns 10 minutos limpa-se a ferida com soro fisiológico e desinfecta-se.
Flacidez:
Ingredientes da receita caseira para a flacidez:
- 1 clara de ovo batida
- 1 colher de chá de mel
Modo de preparação:
Misture bem os dois ingredientes numa tigela, até obter uma mistura uniforme.
Aplicação da receita caseira
Espalhe nas áreas onde a flacidez está mais presente, como nádegas, parte interna das coxas, barriga e rosto. Deixe secar durante 20 minutos e retire a máscara com bastante água.

Faça o processo duas vezes por semana para reduzir realmente a flacidez.
Frieiras: Coloca-se num pequeno frasco uma quantidade de álcool e salsa lá e deixa-se em efusão mais ou menos um dia.
Demora 3 dias a obter resultados.
Este tratamento deve ser feito, antes de ir para a cama:
1 kg de perborato sódio
1 kg de sal
água bem quente qb (quantidade bastante)
Modo de preparação:
Dividir o perborato de sódio e o sal em 3 partes mais ou menos iguais, colocar uma parte de cada um num alguidar e deitar um pouco de água quente (á temperatura que aguente). A pouco e pouco ir acrescentando mais água bem quente, de forma a fazer um "escaldão" nas mãos, fazer isto durante 15 minutos e depois enxugar bem as mãos, ou os pés. Depois disto calçar luvas ou meias.
Fazer este tratamento 3 vezes.

Memória: Chá da casca de abacaxi melhora a memória.
Osteoporose: Sumo de pepino.

Pressão arterial: Chá de alho; Chá de alpiste; Sumo de pepino: bater no liquidificador com água, coar, e tomar o sumo. (tudo isto regula a pressão arterial, tanto a alta como a baixa).

Queimaduras: Parte afectada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e pare de queimar as camadas de pele, depois, passar clara de ovo, levemente batida, só para que seja mais fácil de aplicar.

Rins: Chá de folha de abacate melhora o funcionamento renal.

Tosse:
Ingredientes da receita do xarope:
7 Colheres de mel
7 Colheres de sopa de açúcar mascavado
Sumo de três limões.
Modo de preparação:
Põe-se tudo num tacho e vai ao lume até ferver, mexendo sempre até ficar um pouco grosso com aspecto de xarope.
Depois de bem fervido retira-se deixa-se arrefecer e coloca-se dentro de um  frasco.
Para adultos 1 colher de sopa entre 3 a 5 vezes ao dia.
Para crianças 1 colher de sobremesa 3 a 5 vezes ao dia.
Xarope de cenoura: Bater a cenoura no liquidificador, coar no coador e depois acrescentar mel e ferver até ficar um xarope.
Para crianças 1 colher de sopa 3 vezes ao dia;
Para adultos 6 vezes ao dia.
Ou ainda comer rabanete ou ananás.

Úlcera nervosa: A raiz de alcaçuz e courgette propriedades anti-bacterianas, aumenta a produção de muco protector no estômago e ajuda a acelerar a cura.
 
Varicela: Para atenuar a comichão na pele, nada melhor do que colocar um pouco de farinha de amido de milho (maizena) no banho.

 http://medicinas-alternativas.blogs.sapo.pt/4098.html

Comentário pessoal
Informação proveniente de um blogue que também se destinava para a disciplina de área projecto. Este grupo tratava mais propriamente as medicinas alternativas. Acho que encontrar este tipo de informação e outros grupos que realizaram um trabalho semelhante ao nosso nos pode ajudar a realizar o nosso projecto com menos erros possíveis, e assim temos algo que podemos seguir.

1 comentário:

  1. Ola!!!

    Meus parabéns pelo blog. Somos terapeutas em Angola e gostaríamos de poder ter uma aproximação maior convosco, pois assim poderíamos participar dos vossos eventos e viceversa.

    ResponderEliminar