A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ponto da situação (Observações pessoais)

Nestas últimas sessões tivemos a fazer entrevistas a centros de medicina alternativa e ervanárias. Nessas entrevistas, conseguimos obter algumas informações sobre o nosso tema, que vão ser muito importantes para a evolução do trabalho. Em relação ao material das entrevistas, será colocado no blogue individual quando me for disponibilizado o material, visto este estar na posse de outro elemento do grupo. Neste 3º período, ainda tencionamos fazer entrevistas a pessoas de faixa etária mais avançada, e para isso, escolhemos ir visitar a associação dos reformados do Pontal e o Lar de dia da Nossa Senhora do Amparo.

Já começámos o cultivo de plantas medicinais, apesar de não estarem todas, pois nem todos trouxeram as plantas que deveriam ter trazido. Mas além disso, as plantas estão a crescer, e temos cuidado delas, regado e protegemo-las dos ataques das cegonhas.

Ao longo das férias, será colocado o material que resta das nossas pesquisas. Falo por mim, o meu blogue não tem sido muito actualizado visto termos tido muito trabalho, quer para a disciplina de Área de Projecto, quer para as restantes disciplinas. Ainda esta semana irei por algumas informações para completar a minha pesquisa, e ao longo das férias irei ver se consigo encontrar mais informações importantes para o projecto final.

Em relação ao projecto final, iremos elaborar um livro e realizar uma feira temática, referente ao nosso tema. Relativamente à feira, temos algumas ideias, mas ainda não sabemos ao concreto com iremos realiza-la, mas, durante as entrevistas a ervanárias, perguntámos se era possível a colaboração destas na realização da feira. Deram-nos o contacto, e tencionamos contacta-las para ver se é possível uma colaboração na nossa feira. Além disso, contactamos a professora Melanie e esta pareceu interessada no nosso trabalho, mas ainda não conseguimos nos encontrar com ela, pois esta mora em Faro e só era possível uma deslocalização a Faro para esclarecemos melhor o nosso trabalho e falarmos com ela sobre uma colaboração na nossa feira como especialista de acupuntura. Em relação ao livro, temos quase todas as informações, parte dela já está redigida, mas ainda não elaboramos concretamente o livro. Tencionamos procurar um programa na Internet para a criação de livro, uma vez que queremos que se parece visualmente como um livro.

Nesta próxima sessão, iremos fazer uma mini-apresentação à turma, a dizer o que fizemos ao longo do 2º Período, as entidades que contactamos, se foi necessário reformular o tema do projecto ou os objectivos fulcrais do trabalho. Além disso, iremos entregar para a avaliação o relatório do 2º Período, material este muito importante para a avaliação do 2º Período. 

No 3º período, tencionamos continuar com alguma pesquisa que nos possa falar para a realização do projecto final, fazer entrevistas a pessoas de uma faixa etária mais avançada, e por fim, a elaboração do livro electrónico e a realização da feira temática.

Sem comentários:

Enviar um comentário