A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

sábado, 12 de março de 2011

Ponto da situação

Nas sessões 41 e 42 decidimos debater sobre vários temas, a fim de termos as coisas devidamente organizadas e calendarizadas, para uma melhor gestão do tempo.

Como era planeado, já entramos em contacto com a professora Melanie para perguntar-lhe se era possível ela fazer-nos alguns esclarecimentos, tirar-nos dúvidas, e ainda se era possível encontrarmo-nos com ela, a fim de a conhecermos pessoalmente, explicar-lhe o nosso projecto e ainda, se possível uma participação da professora na nossa apresentação final e na feira que tencionamos realizar no final do ano.

Já decidimos quando iremos visitar os centros de medicina alterantiva e ervanárias. Essas visitas serão realizadas na próxima segunda-feira, dia 14 de Março, e já realizamos algumas questões que tencionamos colocar ao trabalhadores destes locais. Estas questões também servem como orientação da visita, já que, quando estivermos em campo, poderemos pergunta outras questões, como é óbvio. Além disso, dividimos o grupo, em dois grupos mais pequenos, para facilitar a comunicação nestes locais e maior esclarecimento. 
 
Os locais que iremos visitar são:
 
- Centros de Medicina Alternativa: Alma Sana; Vip Clinic; Centro de Terapias Orientais de Portimão.
- Ervanárias: Casa Universo; Casa Piedade; Rosamelo.

Decidimos que no dia 21 de Março, e se correr tudo como o previsto e não houver nenhum imprevisto, iríamos fazer as entrevistas e pedir testemunhos a pessoas para, através dessas entrevistas, obtermos um mais esclarecimento sobre o nosso tema, principalmente em relação à medicina tradicional, visto que é sobre o que estas pessoas podem conhecer mais.

Por fim, em relação às plantações das várias plantas com fins medicinais, já nos foi dado o dinheiro que se destina à compra de vasos e terra para o cultivo das plantas medicinais. Nesta segunda-feira, dia 14, aproveitaremos para fazer as comprar para começarmos a plantação o mais rápido possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário