A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

domingo, 23 de janeiro de 2011

Xarope de Limão e de Cenoura (Receita dada pela minha mãe)

Estas receitas de xaropes caseiros foram dadas pela minha mãe, e são bons para gripes ou constipações acompanhadas de tosse. Quando era mais nova, a minha mãe fazia-me sempre xarope de cenoura para a tosse, por isso posso comprovar a taxa de eficácia deste xarope.

De Cenoura
Ingredientes : 3 cenouras grandes
açúcar mascavado ou amarelo, q.b.
Preparação : lavam-se e raspam-se as cenouras e cortam-se ás rodelas para dentro de uma tigela, onde se dispõe em camadas alternadas: uma de cenouras, outra de açucar, sendo a última de açucar.
Deixa-se ao relento em infusão e, no dia seguinte, já se pode tomar mas moderadamente: 2 colheres três vezes ao dia.

De Limão

Ingredientes : 3 limões inteiros
meio quilo de açucar mascavado ou amarelo,
meio litro de água.
Preparação: Lavam-se muito bem os limões para lhes tirar qualquer sugidade e cortam-se aos quartos: juntase-lhes o açucar e a água num recipiente de ir ao lume ; deixa-se ferver até fazer ponto e, depois de frio, toma-se às colheres diversas vezes ao dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário