A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

sábado, 13 de novembro de 2010

Medicina Convencional vs. Alternativa

A medicina é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e restauração da saúde. Esta trabalha num sentido vasto com a prevenção das doenças humanas num contexto médico. A medicina utiliza os conhecimentos de diversas áreas científicas, como a Biologia, a Química, a Física, Antropologia e Epidemiologia.

A saúde consiste no bem-estar físico, mental, psicológico e social de cada pessoa. Faz-se exercer por acumulação e deve ser promovido ao longo da vida de maneira a assegurar que os seus benefícios sejam desfrutados.

A Medicina Convencional
Refere-se a práticas, abordagens e conhecimentos com conceitos materiais, técnicas manuais e exercícios aplicados individualmente ou combinados em individuos ou a uma colectividade de forma a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, visando o bem-estar.
Vantagens:
- É menos dispendiosa;
- É mais rápida na actuação;
- Os seus conhecimentos são cientificamente provados. 

Desvantagens:
- Certos medicamentos têm efeitos secundários e podem ser nocivos.

A Medicina Alternativa
É um conjunto de procedimentos que visam a cura e o bem-estar, que diferem a partir da prática medicinal Ocidental. É derivada de medicamentos antigos e práticas de cura originadas em culturas antigas que, mais tarde são adaptadas para medicamentos modernos. 
Modalidades
  • Acupuntura
  • Aromaterapia
  • Arte terapia
  • Auriculoterapia
  • Ayurveda
  • Biodança
  • Bioenergologia
  • Cromoterapia
  • Fitoterapia
  • Florais de Bach
  • Iridoogia
  • Magnetoterapia
  • Quiropraxia
  • Reflexologia
  • Tratamento espiritual
  • Medicina Ortomolecular

Onde surgiu?
É difícil dizer quando começaram estas práticas. A história da Medicina Alternativa remete para há 6000 anos a este do globo e há cerca de 2300 anos na região oeste. Conceitos de Medicina Alternativa estão mencionados nas antigas escrituras da Índia, China e Egipto. A Acunpuntura surgiu tradicionalmente na China. O Yoga, a meditação e a Ayurveda são terapias e curas que surgiram na Índia. As ervas utilizadas antigamente em tratamentos ainda são utilizadas nas modalidas actuais da Medicina Alternativa. Esta permaneceu nos países asiáticos.

Vantagens:
- Não existem efeitos secundários;
- Não são utilizados medicamentos com substâncias químicas;
- Não é dispendiosa;
- Ajuda a minimizar os efeitos colaterais causados pela Medicina Convencional.

Desvantagens:
- Não é muito conhecida;
- Depende da Medicina Convencional.

Medicina Convencional vs. Alternativa
Aspectos Divergentes



Medicina Convencional  Medicina Alternativa    
Baseada em evidências Sem validação científica
Procura através de técnicas e pesquisas científicas o melhor tratamento Pode incluir práticas espirituais e metafísicas, tradições não-europeias, técnicas novas de cura, entre outros
Utiliza antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antipiréticos, entre outros Engloba os métodos e práticas utilizadas em adição ou em vez do tratamento médico convencional
Não tradicional Tradicional
Relativamente recente Método antigo
Rejeita o efeito placebo Aceita o efeito placebo

Aspectos Comuns
Ambas têm o como objectivo apresentar resultados eficientes nos seus pacientes. E ambas têm como objectivo tratar doenças, embora de formas diferentes.


http://opesodasmedicinas.blogs.sapo.pt/1523.html


Comentário pessoal
Encontrei esta informação num blogue de uma turma que também realizou um trabalho relacionado com Medicina Tradicional e Alternativa, mas noutro ramo. Mas mesmo assim achei esta informação importante, pois refere aspectos comuns e distintos em relação a Medicina Convencional. Apesar de não irmos falar concretamente sobre a Medicina Convencional, é necessário termos uma noção das suas vantagens e aplicações, em comparação com as medicinas que vamos referir no projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário