A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Chi Kung (Pesquisa realizada nas sessões 41 e 42)


Observações pessoais: O chi kung é uma disciplina da MTC que, através de movimentos coordenados dos músculos, pode ajudar no alivio do stress, depressão e ainda ajudar na auto-estima. É uma área da medicina chinesa muito praticada na China, e normalmente é vista como actividade desportiva, pois tem semelhanças com a ginástica. Mas tanto o chi kung como a meditação podem ser consideradas como disciplinas da MTC, e muito utilizadas em casos de depressão e stress.


A expressão significa “arte de manipulara energia com êxito” e trata-se de uma ginástica energética, praticada por cerca de 20% da população chinesa, como manutenção diária. Tal como acontece com outras disciplinas da MTC, o objectivo é desfazer ou prevenir os bloqueios de energia, para que esta flua plenamente e nas direcções convenientes. Neste exercício não se procura fortalecer os músculos, embora a flexibilidade dos mesmos saia favorecida. Os propósitos são internos e visam directamente os meridianos, de forma a promover o bom fluxo da energia.
O chi kung é muito adequado para alérgico, pelo facto de os pacientes ficarem total ou parcialmente autónomos, quer na prevenção, que no tratamento dos próprios problemas. Através desta técnica, é possível equilibrar o funcionamento da energia defensiva, cuja debilidade ou o funcionamento excessivos são a causa directa das manifestações alérgicas. 

s.a, Colecção “Medicinas Alternativas e Métodos Naturais”, Editora Euro Impala, s.d, Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário