A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

domingo, 30 de janeiro de 2011

O Alho e o Colesterol

Propriedades do Alho: - Efeito hipotensivo devido a vasodilatação periférica, sobretudo nas pernas, olhos e cérebro. Recomendado para tratar a esclerose cerebral. - Efeito anti arteromatoso, comprovado em animais. - Efeito hipo colesterolemiante (tratamento do Colesterol). - Previne a agregação plaquetária; útil em tromboses e arterioscleroses. - Efeitos bacteriostáticos (tratamento de inflamações por bactérias). - Efeitos fungicida (para tratamento de micoses) em dermatofitos (que afectam a pele), leveduras, como Cândida albicans. - Efeito anti helmíntico suave (Tratamento de parasitas intestinais). - Efeito expectorante. - Rubesfaciente e vesicante em uso externo.

Também se usa para combater problemas artríticos, inclusive em forma de tintura, ou noutras formas, para uso externo, e ainda em frieiras e verrugas. Em alguns lugares é usado, igualmente, como preventivo do cancro.
Nota: A gordura das artérias, aquela que deve ser eliminada quando em excesso, designa-se Colesterol. 

Para tratamento, é necessário utilizar o Alho com a abundância e a frequência adequadas.
Nos casos genéricos e como “remédio caseiro”, a dose média é de, aproximadamente, duas cabeças de alho por dia… Há quem descasque e corte, miudinho, as duas cabeças de alho, junte mel e coma, à colherada, em jejum…
Receita: Corte, fininho, pão de mistura, pão saloio, ou pão integral. Depois corte em pedaços que caibam na tostadeira. Espalhe uma boa quantidade de alho no pão e regue com azeite q.b.. Pode juntar queijo (nas Pizarias usam queijo Mozzarella, mas não é obrigatório) e também pode juntar salsa picada, porque a salsa evita o mau hálito próprio do alho. Faça uma sandes colocando outra fatia de pão sobre esta e coloque na tostadeira o tempo suficiente. Os que não têm tempo para comprar fresco e preparar o alho e a salsa podem usar os que se compram nos supermercados, na secção de especiarias. Depois use, a gosto, nas refeições, como “entrada” fazendo as vezes do pão comum, ou como acompanhamento dos pratos, substituindo ou acompanhando as batatas e o arroz.

Outras "receitas" para reduzir o colesterol: Fazer sumo (suco) de beringela e/ou usar as plantas seguintes, que reduzem o colesterol: alfafa, amêndoas, aveia, cevada, cebola, cenoura crua, brócolos, espinafre, azeite... (mais o alho) . Com um pouco de imaginação podem-se preparar refeições completas só com produtos para o colesterol. Basta juntar algumas (ou todas) as "plantas indicadas, cozendo rapidamente as que podem ser cozidas e juntando as restantes cruas (alfalfa, cenoura, alho, cebola, azeite, amêndoa).

Receita à base de Alho destinada ao tratamento (remoção) de quistos, varizes, contusões, hematomas e hemorróidas Nota: Neste preparado não se devem usar, antes ou depois, quaisquer utensílios metálicos. Preparação: Num recipiente não metálico, juntar 14 (catorze) dentes de alho e um decilitro de azeite e colocar em lume brando, até ao alhos evidenciarem estar “cozidos” (mirrados). Os alhos juntam-se inteiros, sem descascar; até para cumprir a recomendação de não usar utensílios metálicos. Depois de frio, basta aplicar o óleo nas áreas a tratar, uma ou duas vezes ao dia, com leve massagem circular. A massagem deve fazer-se durante vários minutos.O Tratamento pode ser usado mesmo em quistos não superficiais. Este preparado também é eficiente para tratar sarna.

CURA DO ALHO - É bom para tudo: 1 litro de água, 30 dentes de alho, 3 limões picados. Bater no liquidificar tudo misturado e colocar numa panela de esmalte (ou em utensílio não metálico). LEVAR AO FOGO MAS NÃO DEIXAR FERVER, GUARDAR NUMA GARRAFA NA GELADEIRA. TOMAR UM CÁLICE EM JEJUM.
Todavia, o alho, quando usado internamente, é: "Contra-indicado para pessoas com problemas do estômago e de úlceras, inconveniente para recém-nascidos e mães em amamentação. Em doses muito elevadas, pode provocar dor de cabeça, de estômago, dos rins e até tonturas".


Observação pessoal: Enquanto estava a procura do nome cientifico do alho para pôr no meu post anterior encontrei este site com receitas muito interessantes referente ao alho e a sua propriedade na cura ou controlo do colesterol. Estive a ver o que era mais importante a a fazer algumas correcções.

Sem comentários:

Enviar um comentário