A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Massagem tui na (Pesquisa realizada nas sessões 41 e 42)


Observações pessoais: As mensagens também são consideradas, pelos chineses, como modo de terapia, sendo as massagens tui na consideradas com disciplina da MTC. Estas massagens manipulam os acupontos, como nas acupuntura, mas uma vez com agulhas nesta últimas, nas massagens utiliza-se os dedos, antebraços, pulsos e punhos, como forma de manobrar as articulações e músculos dos que está a ser tratado.



A massagem tui na consiste na manipulação de determinados pontos do corpo tendo em vista a harmonização do fluxo de energia. Esta massagem permite estimular ou sedar pontos dos meridianos através de técnicas manipulativas e movimentos precisos, adaptados às necessidades de cada paciente. Numa tradução livre, tui na significa empurrar e agarrar, os movimentos que os terapeutas levam a cabo para executar os tratamentos. A massagem é executada não apenas com os dedos e as mãos, mas também com punhos, cotovelos, antebraços, e até, com os joelhos.
Utilizada desde há, pelo menos, 2000 anos, a tui na actua sobre todos os sistemas vitais do organismo, sobre tecidos moles e ossos, proporcionando um equilíbrio que se traduz num aumento da resistência às doenças e num enorme relaxamento.
Assim, no final de uma sessão, não é apenas o corpo que sai beneficiando, mas também a mente. Investigações científicas recentes comprovam que esta massagem influencia positivamente o sistema nervoso central.
Quem procura a massagem tui na, pode usufruir de benefícios:
                FÍSICOS:
                - Relaxamento muscular;
                -Diminuição da pressão sanguínea e do ritmo cardíaco (ajuda a diminuir a dor);
                - Estimulação do sistema circulatório (oxigenação mais eficaz das células);
                - Estimulação do sistema linfático (eliminação de toxinas);
                - Descontracção ao nível nervoso;
                - Estimulação de órgãos internos (melhor funcionamento);
                - Este efeitos físicos funcionam quer no alívio de dores, quer na aceleração e recuperação do tratamento de desequilíbrios (doenças), que num aumento da imunidade do organismo, que vai ajudar a prevenir novas doenças.
                PSICOLÓGICOS:
                - Diminuição dos níveis de stress;
                - Aumento da auto-estima;




s.a, Colecção “Medicinas Alternativas e Métodos Naturais”, Editora Euro Impala, s.d, Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário