A Natureza tem sido fonte de recursos medicinais por milhares de anos e um grande número de compostos medicinais têm sido retirados das plantas. As plantas produzem uma variedade de moléculas bioactivas sendo assim uma fonte importante na cura, as plantas superiores continuam a ser utilizadas na manutenção da saúde na maioria das comunidades, mesmo com o advento da moderna medicina.
Farombi, 2003

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aromaterapia (Pesquisa realizada nas sessões 41 e 42)


Observações pessoais: Neste post pode-se encontrar informação a cerca da aromaterapia, uma área a MTC que usa óleo essenciais para ajudar a libertar o stress, ajudar no congestionamento nasal, entre outras coisas. É uma área da Medicina Chinesa que usa produtos da natureza, relacionando assim com a fitoterapia e homeopatia.


A palavra aromaterapia é sinónimo de uma terapia feita com base nas propriedades aromáticas dos óleos essenciais, extraídos através da destilação de folhas, flores e cascas. Um óleo combina, no mínimo, uma centena de componentes e o seu efeito curativos resulta da acção conjunta dos mesmos. Porém, cada um deles tem uma característica dominante, daí um determinado óleo (ou óleos, dado que é possível combiná-los) poder ser mais indicado para o tratamento da depressão. A escolha depende de cada caso e deve ser feita por um aromaterapeuta credenciado.

A essência de alecrim, por exemplo, funciona com um estimulante que ajuda a tratar o cansaço físico e mental, enquanto a de limão, a de ylang ylang ou a de sálvia esclareia são indicadas para tratar a depressão.

Formas de usar óleos essenciais

- Inalação: Pode ser feita de forma directa, colocando o óleo na fronha da almofada, ou através de vapores.
- Difusores e vaporizadores: Proporcionam um ambiente perfumado com efeitos terapêuticos e podem ser usado em forma de velas, difusores eléctricos ou anéis de cerâmica.
- Massagem: Permite combinar o poder do toque com as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, os quais são diluídos no chamado óleo condutor.
- Banho: São adicionadas gotas de essência à água.
- Compressas: São colocadas gotas do óleo essencial num recipiente com água quente, na qual é embebido um pouco de algodão, depois espremido para ser aplicado no corpo.

s.a, Colecção “Medicinas Alternativas e Métodos Naturais”, Editora Euro Impala, s.d, Sintra

Sem comentários:

Enviar um comentário