Até um quarto de todas as mulheres sofre de depressão durante a gravidez, e muitas resistem ao uso de antidepressivos. Agora, um novo estudo sugere que a acupuntura pode fornecer algum alívio durante a gravidez, embora não tenha sido constatado que o método é eficaz contra depressão em geral.
Um estudo da Universidade de Stanford recrutou 150 mulheres depressivas que estavam entre a 12º e 30º semana de gravidez, e seleccionaram ao acaso 52 para receber acupuntura especificamente desenvolvida para sintomas de depressão, enquanto 49 receberam acupuntura regular e 49 massagem sueca.
Cada mulher passou por 12 sessões de 25 minutos cada; aquelas que fizeram acupuntura não sabiam de que tipo ela era. (No tratamento específico para acupuntura, as agulhas são inseridas em pontos do corpo que supostamente correspondem a sintomas como ansiedade, afastamento e apatia.)
Após oito semanas, quase dois terços das mulheres que receberam acupuntura específica para depressão tiveram uma redução de pelo menos 50% de seus sintomas, em comparação a apenas pouco menos da metade das mulheres tratadas com massagem ou acupuntura regular.
As descobertas aparecem na edição de março do periódico Obstetrics & Gynecology. A principal autora do estudo, Rachel Manber, professora de psiquiatria e ciências comportamentais de Stanford, disse que os resultados sugerem que alguns sintomas da depressão durante a gravidez podem estar relacionados ao desconforto físico que é aliviado pela acupuntura. Mesmo assim, os resultados foram impressionantes, ela disse.
in http://noticias.terra.com.br
Observação pessoal: Neste artigo, achei interessante o efeito da acupunctura na depressão da gravidez. Acho que é muito interessante o facto de um simples método com agulhas, pode fazer ao nível psicológico.
Sem comentários:
Enviar um comentário